quarta-feira, janeiro 02, 2008

Quem é o mais progressista?

O site Daily Kos, um dos mais lidos por aqui na esfera liberal, saiu agorinha com editorial defendendo as candidaturas de John Edwards e Hillary Clinton. Ela, fundamentalmente, pelo desejo de vitória. O ex-senador, pela capacidade de apresentar soluções progressistas (que bem poderiam ser analisadas pela esquerda brasileira) para o gerenciamento do país.

Para o blog uma das questões centrais é justamente Qual dos candidatos é o melhor defensor dos ideais progressistas no flanco democrata? A resposta é Edwards, que teria a coragem de apontar com melhor desenvoltura os podres do império e tem mostrado com clareza por que, afinal, as soluções de esquerda são as mais viáveis para os EUA pós-Bush. Não se pode menosprezar este fato, lembra o blog, já que o Partido Democrata tem sido especialmente fraco ao tentar apresentar seu viés ideológico. Em longo termo, a triangulação retórica de um novo Clinton, sempre interessado em se ajeitar com as forças mais conservadores, tende a afundar novamente o partido e a abrir espaço para um retorno da direita mais raivosa, hoje combalida em Washington.

Curiosamente, mais do que Hillary, é Obama quem vem atacando duramente, lembra o Daily Kos, os 'pós-hippies de esquerda, os sindicatos, os verdes, os defensores de um plano amplo de saúde pública'. Em tempo: Obama lidera todas as pesquisas de voto em Iowa, com margem de mais de 7 pontos. Veremos o que vai ocorrer amanhã.

Nenhum comentário: