sexta-feira, agosto 01, 2008

ENTREVISTA/Brendan Fraser

A Contigo! desta semana sai com a entrevista vapt-vupt que fiz com o Brendan Fraser, ator principal de A Múmia 3, que estréia nos cinemas brasileiros hoje. Ele foi simpático, ainda que um pouco, como direi, estabanado. Ó só:

Brendan Fraser
Ele ama múmias, mesmo!
Brincalhão, Brendan diz que dá para o gasto como ator e que a cinessérie A Múmia lhe garante lugares em restaurantes badalados

Por Eduardo Graça, de Nova York

Não há restrições com o ator Brendan Fraser, 39 anos, prestes a virar um quarentão. Ele pula de cadeira, faz uma imitação estranhíssima de seu herói favorito, Indiana Jones, e ri sem jeito em uma suíte de um hotel em frente ao Central Park, em Manhattan, Nova York. Ele mais parece seu personagem George, O Rei da Floresta, do filme homônimo de 1997, do que Rick O'Connell, o herói da terceira versão de A Múmia, agora com o subtítulo A Tumba do Imperador Dragão, que estréia nos cinemas na sexta-feira.

Nesta entrevista a Contigo!, o ator respondeu a tudo na maior simpatia e irreverência - apesar de sair de um divórcio complicado com a autora Afton Smith, 40, com quem tem três filhos (Griffin, 5, Holden, 4 e Leland, 2 anos). Brendan, que estrela também Viagem ao Centro da Terra, em versão 3-D, ainda em cartaz nos cinemas, não se leva a sério. No novo filme, Rick, seu personagem, agora tem uma nova e linda companheira no lugar de Rachel Weisz, 37. É Maria Bello, 41, que faz Evelyn, a mulher do herói. Mas e a múmia, desta vez, quem é? Um imperador chinês interpretado por Jet Li, 45, de Romeu Deve Morrer. Confira o papo.

É bom ser um ator que enfrentou múmias três vezes?
Dá um sentimento de identidade instantânea. Todo mundo me diz: ''Você é aquele cara da Múmia (risos)!''

E isso é positivo?
Algumas pessoas dizem que você perde algo ao se identificar tanto com um personagem. Não concordo. A Múmia me abriu várias oportunidades e até me deu, veja só, a chance de conseguir duas mesas no Nobu (famoso e concorridíssimo restaurante japonês de Nova York) sem muito esforço (risos). Sério, acho que A Múmia não me impediu de fazer filmes diferentes, igualmente importantes para mim, como Deuses e Monstros e O Americano Tranqüilo. Mas, sejamos sinceros, filmes precisam de público, e o público gosta de A Múmia. O primeiro filme, pelo menos, foi extremamente popular. E aí decidimos fazer o segundo igualzinho ao primeiro - mas não conte isso para ninguém, por favor (risos)! E agora resolvemos fazer algo completamente diferente, na China do pósguerra. Eu juro que este vai ser diferente, tá?

Em seu website oficial (www.brendanfraser.com) você fala muito em educação e experiência...
Quando criança, por causa do trabalho de meu pai, viajei muito pelo mundo, o que me fez ficar mais confortável comigo mesmo em qualquer tipo de lugar ou situação. Ajudou a me colocar em uma posição, muito cedo na vida, de ter de me educar o tempo todo. Ah! Lembro de quando andava pelo British Museum (o ator viveu em Londres quando criança), eu morria de medo de todas aquelas múmias lá. Meu Deus, elas eram, de fato, pessoas mortas (risos)!

Conselhos para jovens atores?
Hoje a maioria das pessoas parece interessada nos tais 15 minutos de fama. Será que elas se perguntam o real motivo pelo qual estão interessadas em atuar? Eu não tive escolha. Não há outra coisa que eu saiba fazer, tinha de ser ator.

Você se considera um grande ator?
Digamos que eu dou para o gasto (risos). Garanto que invisto tudo o que posso no trabalho e procuro acrescentar algo original ao filme.

Você vai fazer 40 anos. Alguma diferença ao encarar um herói como Rick com esta idade?
Ah, a minha idade (risos)! Sim, é claro que é diferente. Eu tinha 30 quando fiz o primeiro filme. Tive de me preparar ainda mais agora. E saí todo cheio de escoriações, não teve jeito (risos) . Quando eu estudava teatro me disseram que atuar é queimar calorias (risos) .

Aos 40, chegou aos objetivos que almejava no começo da carreira?
Não. Sinto que estou começando a atingir alguns deles agora. E hoje, honestamente, minha meta principal é continuar trabalhando.

Seus filhos curtem A Múmia?
Não deixo eles assistirem. Eles ainda estão na fase Bob Esponja, sabe? Agora tenho uma boa história sobre George, o Rei da Floresta (1997). Uma vez, no aeroporto de Singapura, senti algo me cutucando no ombro. Quando vi, era uma criança, toda feliz, falando: ''George, George (risos) !'' E eu, desesperado, pensando: ''Cadê a mãe desta criança?'' Vai ver este é meu personagem definitivo, sabe? O George!

Você também fotografa (o site do ator tem várias fotos). Continua investindo em fotografia?
Sigo fazendo fotos nos sets de filmagem, mas não é uma segunda carreira. Para mim é uma maneira de revisitar cenas que realmente amo. Cheguei a ter algumas galerias interessadas, fiz uma exibição dedicando os fundos para organizações não governamentais, mas sou um ator. Não sou como o ator Jeff Bridges (58, ator de Susie e os Baker Boys), que fez um álbum, com cenas de bastidores do Homem de Ferro, que é genial. Estou longe disso, sou só um amador.

terça-feira, julho 29, 2008

W, o filme: trailer

Está rolando por aqui o primeiro trailer de W, o filme de Oliver Stone sobre o presidente Bush II que chega aos cinemas logo antes das eleições de novembro. Ó só: