quarta-feira, dezembro 14, 2005

Diretaço da Redação - o texto certeiro do Eliakim

Está na página do www.diretodaredacao.com o texto de Eliakim Araújo sobre a decisão do JN de ignorar a notícia que foi tema da coluna da semana do blogueiro aqui, a polêmica decisão da PDVSA (CITGO) - leia-se Hugo Chávez - de oferecer combustível subsidiado para comunidades menos favorecidas aqui de Nova Iorque e também em Massachussets. Vale ler o artigo na íntegra. Um trecho:

BONNER E O COMEDOR DE BISCOITOS

Façam suas apostas: Homer Simpson é um preguiçoso, de raciocínio lento, que passa o dia em frente a TV comendo biscoitos e bebendo cerveja ou um pai de família devotado, trabalhador, sem curso superior, que chega do trabalho cansado e quer se informar sobre os fatos do dia de maneira clara e objetiva?

A polêmica surgiu depois que o professor Laurindo Lalo Leal Filho publicou artigo na revista Carta Capital contando inconfidências dos bastidores do Jornal Nacional. Laurindo, junto com um grupo de nove professores da USP, visitou a redação da TV-Globo em 23 de novembro e foi convidado para participar como assistente de uma reunião de pauta do JN.

Além da superficialidade com que são tratados e escolhidos os assuntos que entrarão na casa de milhões de pessoas, Laurindo se mostrou perplexo ao ouvir de William Bonner, o editor-chefe, que uma pesquisa realizada pela Globo constatou que o telespectador médio do JN “tem muita dificuldade para entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES, por exemplo”. Por isso, na redação da Globo o brasileiro médio é apelidado de Homer Simpson. Para o professor Laurindo, um obtuso personagem de raciocínio lento e preguiçoso. Para Bonner, em resposta ao professor, Homer é um paí de família trabalhador, responsável, que gosta de se informar de maneira clara e objetiva.

Em nome da clareza, invocada acertadamente por Bonner, é que me obriguei a fazer acima o pequeno resumo da história para aqueles que ainda não a conheciam. Como mandam os manuais de jornalismo.


Para ler na íntegra, como diz meu amigo Ivson, vai lá mané: www.diretodaredacao.com