sexta-feira, janeiro 18, 2008

Angelina Tiririca!

Angelina Jolie deve estar enfezada. Hoje caiu na rede a entrevista em que o ator John Voigt, que venceu o Oscar de melhor ator há 30 anos por Amargo Regresso, sai defendendo com unhas e dentes a candidatura de Rudy Giuliani para a presidência dos EUA. Angelina, que não fala com o pai há anos, é, ao lado de Brad Pitt, entusiasta ferrenha dos Democratas.

Giuliani vem fazendo uma campanha medonha, centrada na política do medo. Ele seria o único capaz de defender a América dos ataques terroristas. Até agora sua estratégia não tem dado certo - ele patina em todas as pesquisas eleitorais - mas o ex-prefeito de NY está concentrando as forças nas primárias da Flórida, que acontecem em duas semanas. E o fiel escudeiro Voigt está zanzando pelo estado fazendo campanha para o amigo conservador. Pobre Angelina!

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Outra Trilha!

Injustiça absurda - mas aqui não se trata de uma trilha especialmente criada para o filme - foi não ter mencionado o CD de Juno, sensacional, que inclui a linda rendição do Sonic Youth para o clássico brega dos Carpenters, Superstar. O filme, que estréia aí no Brasil no dia 15 de fevereiro, é o Pequena Miss Sunshine deste ano, imperdível. E compre o CD!


Duas Trilhas Sonoras Sensacionais

Em sua edição mais recente a EW trouxe uma lista das melhores performances de canções que concorreram ao Oscar - ou seja, o que mais pesou no julgamento foram as respectivas apresentações na noite festiva. A lista é discutível (diz aí, Olga!), mas o importante é que ela me fez pensar nas duas trilhas que não saem da vitrolinha aqui de casa. Sim, trilhas que você tem o prazer de escutar em casa e quase revê mentalmente cenas que marcaram dois dos mais sensacionais filmes do ano - Sangue Negro, que estréia no Brasil no dia 15 de fevereiro e traz a assinatura do genial Jonny Greenwood (do Radiohead) e O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford, um lindo filme subestimado pela crítica, e que nos brindou com a segunda colaboração de Nick Cave e Warren Ellis em trilhas (a primeira, outra favorita, é a do indie australiano A Proposta).

Aqui embaixo você vê o curta-metragem Possum, de James Flower, que usa uma de minhas faixas favoritas compostas por Cave-Ellis para o personagem vivido por Brad Pitt no filme de Andrew Dominik.



Ah, claro, já ia me esquecendo. A lista das melhores apresentações musicais em noite de Oscar de acordo com a EW:

1. Philadelphia, Neil Young (1994) e Street of Philadelphia, Bruce Springsteen (1994), as duas do filme Philadelphia.

2. Miss Misery, Elliott Smith (1998), o hino de Gênio Indomável (1998).

3. Journey to The Past, Aaliyah (1998), de Anastasia.

4. Blame Canada,
Robin Williams (2000), de South Park.

5. I've Sent It All (2001),
Bjork (2001), de Dançando no Escuro.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

A Dança da Espada

Enquanto isso, numa galáxia muito distante...

Lula & Raúl

Por aqui, na tevê e nos jornais, só dá Lula & Raúl. Até se fala no encontro com Fidel e nas fotos em que o mais velho dos Castro aparece bem de saúde. Mas o ponto principal em todas as análises é que a visita do presidente brasileiro a Cuba foi o maior respaldo dado ao futuro governo de Raúl Castro. "Um tapa na cara da política externa norte-americana para a região", diz o analista Phil Peters, do Lexington Institute, um think thank de Washington. Como tanto democratas quanto republicanos precisam do voto dos exilados de Miami, não se vê no horizonte a possibilidade de mudança do meio-século de embargo econômico norte-americano a Cuba depois da saída de George Bush II da Casa Branca.

domingo, janeiro 13, 2008

Obama: alianças à direita

O senador Barack Obama segue em sua tática de atrair os setores mais conservadores do Partido Democrata, que têm horror à candidatura Clinton. Hoje ele anunciou dois apoios importantes na América Profunda, de duas mulheres que despontam como novas estrelas na política nacional. A primeira foi governadora do Arizona, Janet Napolitano, que assinou a legislação mais dura contra a imigração ilegal no país e é adorada pelos republicanos. A segunda é a senador Claire McCaskill, do Missouri, favorável a se erguer muros na fronteira sul dos EUA prevenindo a entrada ilegal de imigrantes mexicanos. Napolitano, por seu caráter conservador, já é cotada para ser candidata a vice-presidente em uma chapa comandada por Obama.

Poesia Sem Permissão: Maria Rezende

Passei parte da tarde de céu azul e sol que não esquenta ninguém no inverno modorrento do Brooklyn me deliciando com os novos poemas da velha amiga Maria Rezende.

Este me tocou fundo, hoje, especialmente:


Há fogo na noite e fogo ao meio dia.
Num banco de jardim um homem chora.
Orquídeas, bromélias, marias-sem-vergonha conversam distraídas.
Num quarto qualquer fora da cena há uma criança, é Natal e ela abre os presentes.
Mas isso já é outro flashback, ou o homem no jardim é o flashback, não se sabe.
Diante da página pautada em azul claro um olho arde – o direito.
Noite é pra dormir ou o quê?
Outras coisas são certas:
Alguém sabe inglês
Alguém escreve versos numa tarde de domingo
Alguém ama com receio
Alguém não.
Hoje quero só o não e uma noite inteira pra dormir sem sonhar.

(Maria Rezende, Bendita Palavra, 2008)