sexta-feira, setembro 29, 2006

ENTREVISTA/NICHOLAS CAGE

Hoje o Valor Econômico publicou a entrevista que fiz com Nicholas Cage, estrela do novo filme de Oliver Stone, Torres Gêmeas, que estréia este fim de semana nos cinemas brasileiros.

Para Cage, Dor Não É Política

29/09/2006

Valor
: "As Torres Gêmeas" foi recebido com festa pela direita americana. Como se posiciona sobre a reação do governo Bush aos ataques de 11 de setembro?
Nicholas Cage: Nosso filme termina no dia 12 de setembro. Não quero de modo algum pensar neste filme de forma política. Acho que seria desonesto com Oliver [Stone] e com a força de "As Torres Gêmeas". O filme trata da luta pela sobrevivência e da coragem de dois policiais.

Valor: Há o aspecto religioso. O personagem do policial Will Jimeno chega a ver Jesus Cristo. Isso o incomodou?
Cage: Um de meus principais exercícios antes de começar a filmar foi me encontrar com o policial John McLoughlin, ver sua família. Gravei em vídeo o encontro e fiz milhares de perguntas. Uma das coisas de que ele se lembra é que ele e Will pediam a Deus por suas vidas, pela chance de saírem daqueles escombros com vida. Quis entender como sua mente venceu a luta. Minha busca foi entender isso, observar e aprender com seus momentos de desespero e, sim, claro, de fé. "As Torres Gêmeas" é um filme emocional. Não é, no entanto, uma obra que o deixará para baixo quando sair do cinema. Você sai com a sensação de que anjos, de fato, existem. John e Will são heróis. Para sobreviver, tiveram de virar um só. Tentar politizar a história é um erro.

Valor: É sua primeira colaboração com Oliver Stone, um diretor marcado por filmes como "Platoon", "JFK" e "Nixon". Não passou por sua cabeça que ele aumentaria o teor político da história?
Cage: Sabe que a gente não conversou sobre o aspecto político dos ataques, Al-Quaeda, Osama, Bush? Até porque John McLoughlin não sabia de nada disso quando estava soterrado nos escombros. Oliver é sensacional. A principal característica de seus filmes, para mim, é que nos fazem pensar. Meu maior receio seria o foco na violência, no desastre. Ele tem interesse zero nisso.

Valor
: Houve chiadeira de parte da opinião pública americana contra o que seria a exploração econômica da tragédia...
Cage: Aquelas imagens foram reais e é sempre melhor enfrentar a realidade do que abraçar a ignorância. Quero saber o que aconteceu nos escombros do World Trade Center. É claro que entendo a preocupação das famílias dos sobreviventes e a dor de reviver a história. Quanto à exploração econômica, doei o cachê para diversas instituições. Boa parte da bilheteria irá para a caridade.

Valor: Foi bom exercício trabalhar apenas com o rosto na maior parte do filme?
Cage: Usei a imaginação para tentar representar aquilo que John me contou que tinha sentido durante as horas em que ficou soterrado.

Valor: Como Nicholas Cage, cidadão americano que estava em casa quando os ataques aconteceram, vê o filme?
Cage: O longa-metragem foi uma boa resposta a minhas preces. Pretendia fazer algo que inspirasse as pessoas, que ajudasse outros seres. Espero ter atingido o objetivo. Acho que contar a história de John McLoughlin e Will Jimeno é uma boa maneira de nos purificar, de curar nossas feridas.
(Eduardo Graça, para o Valor, de Nova York)