sexta-feira, março 17, 2006

Quem tem Medo de Rachel Corrie?

Em belo texto no Village Voice, Alexis Sottile entrou no fuzuê da peça sobre a ativista americana assassinada na Palestina que foi cancelada aqui no East Village. A estréia seria no dia 22 de março (leia mais sobre o tema aqui). A diretora, uma das organizadoras do ativo grupo Theaters Against War (THAW), lembra que o cancelamento da peça é um ataque ao caráter humanista do texto de Alan Rickman. Ela lembra que o espetáculo apresenta, essencialmente, a transformação de uma típica universitária norte-americana, com um quê de provincianismo, em cidadã do mundo. Em determinado momento, a menina de 23 anos diz:

Provavelmente é apenas meu próprio amor-próprio e desejo de que as coisas vão melhorar, mas não consigo acreditar que os ricos podem ficar confortavelmente sentados, olhando impunemente o que está acontecendo aqui na Palestina.

Pode até parecer ingênuo, mas Alexis, uma das coordenadoras do abaixo-assinado contra a censura do New York Theater Workshop (que agora já conta com as assinaturas de EveEnsler e Gloria Steinem), espera que, nós, também, os artistas e cidadãos de Nova Iorque, não fiquemos confortavelmente sentados, olhando o que está acontecendo aqui no nosso quintal.

Nenhum comentário: