sexta-feira, outubro 12, 2007

Entrevista/MICHELLE PFEIFFER

Michelle Pfeiffer está dando um show tanto em Hairspray quanto em Stardust. Minha conversa com a atriz de 49 anos - e linda de morrer - foi publicada na Contigo! que está nas bancas esta semana e é reproduzida abaixo na íntegra.

Ela estava cansada, tinha acabado de dar uma gafe imensa (disse à incansável imprensa londrina que não tinha idéia de quem era a banda Take That, que está na trilha sonora do filme) mas ainda assim foi difícil não desviar a atenção de seus olhos. Serena, la Pfeiffer foi uma bela surpresa numa tarde de sol e céu azul, nada ordinária para os padrões londrinos.




Michelle Pfeiffer: Linda aos Quase 50

Por Eduardo Graça, de Londres, para a Contigo!

O belo rosto já lhe valeu o título de atriz de cinema mais linda do mundo, segundo um estudo científico que analisou suas proporções, consideradas perfeitas. Mas Michelle Pfeiffer, 49 anos - faz 50 em abril do ano que vem - não está muito preocupada em manter a todo custo esse patrimônio. Para provar, ela encarna, no filme Stardust - O Mistério da Estrela, que estréia sexta-feira (12), Lamia, uma bruxa horrenda, com mais de 400 anos, doida para recuperar a beleza e o vigor perdidos com o passar dos anos.

Michelle também brilha em outras duas personagens em cartaz nos cinemas: Rosie, uma quarentona que se apaixona por um garotão, em Nunca É Tarde para Amar, e Velma von Tussle, ex-Miss Baltimore e diretora racista de uma emissora de TV no filme Hairspray - Em Busca da Fama.

Mas quem ficou feliz mesmo com sua volta ao batente, depois de quase cinco anos sem mostrar a bela estampa nos cinemas, foram seus filhos, Claudia Rose, 14, e John Henry, 13. "Eles não me agüentavam mais zanzando pela casa e viviam me perguntando: 'Mãe, quando você volta a trabalhar?'", conta a atriz. A seguir, a atriz revela o segredo de sua beleza eterna, em entrevista dada no hotel Claridge's, no coração de Londres.

Seus fãs vão levar um susto ao ver como o trabalho de envelhecimento a deixou horrenda...
Puxa, muito obrigada (risos)! Eu mesma fiquei preocupada quando me vi quase como uma monstra. Tanto que até decidimos diminuir os efeitos da maquiagem. De qualquer forma, não tenho a menor ideia da imagem que o publico tem de mim. Só sei que voltar a filmar depois de 4 anos parada e fazer duas vilãs tao asquerosas, cada qual à sua maneira, foi um movimento arriscado meu.

Por que arriscado?
Porque, para ser bem sincera, tive um certo receio de fazer dois personagens que brincam com temas que as pessoas evitam lidar de uma forma mais irônica – racismo e a obssessão feminina pela beleza e eterna juventude. Tive de confiar nos meus insitintos e no fim gostei muito do resultado. Mas, pensando bem, vai ver que temia encarnar estas duas personagens porque estou ficando mais velha, mais prudente. É isso, meu caro, você percebe que está envelhecendo quando começa a ficar mais precavido (risos).

Imagino que envelhecer em Hollywood deva ser preocupante. Os espaços diminuíram?
Acho que vai além de ser atriz. As pessoas, especialmente as mulheres, cobram muito essa receita de beleza eterna. E a indústria dos cosméticos, é claro.

Imagino que não viva sem seus cremes...
Pois aí é que você se engana! Vivo muitíssimo bem sem eles. Até porque cremes e modernas poções mágicas de beleza me dão uma tremenda alergia! Ou seja, tenho de viver sem eles! Mas o mundo hoje mudou tanto, não? Quando eu cresci na Califórnia ninguém sabia o que era um estilista de moda. A gente só sabia quem era o Armani. E assim mesmo quando me disseram que, para um evento no início de minha carreira, eu iria vestir Armani, minha reação foi a de perguntar por que eu não poderia me vestir por conta própria! Simplesmente nao entendia o conceito (risos).

O vestido que você está usando é belissimo...
Ai, meu Deus! E eu continuo a mesma. Não tenho a menor ideia de quem o projetou. (A reportagem de Contigo! descobriu que Michelle vestia um Vena Cada azul-marinho com cardigans Prada).

Mas você quer me convencer de que nunca se preocupou com o passar da idade?
Claro que me preocupei! Tive uma crise quando as minhas primeiras rugas apareceram. Mas, depois, acostuma-se a elas. Estou muito feliz comigo mesma. E aprendi que beleza é uma outra coisa.

Como assim?
Beleza vem da confiança em si mesma. E isso se reflete na maneira como voce se veste, em como voce trata as pessoas, em seu gestual. E também vem de uma certa devoção à preguiça. Sou muito preguiçosa. Com o passar dos anos desenvolvi a capacidade de relaxar mais e cobrar menos de mim. Isso ajuda a me sentir bonita (risos).

Não estou fazendo nenhum paralelo com seu culto à preguica, mas você ficou quatro anos sem filmar. Sentiu falta das câmeras?
Nenhuma!(risos). Não mesmo. Adoro pintar e viajar e quando descobri que vivo o luxo de não precisar ser atriz o tempo todo, minha vida melhorou tanto. Li muitos roteiros nestes anos todos e não gostei de nada. Quando finalmente achei algo interessante veio em dose tripla. Agora, sabe como eu descobri que precisava voltar a trabalhar? Quando meus dois filhos começaram a me inquirir sobre a volta ao trabalho. "Mãe, você não vai voltar ao set de filmagem nunca mais?" (risos). Ali eu precebi que era hora de voltar.

Se você pudesse ter poderes mágicos como a Lamia, seu personagem em Stardust, o que faria?
Sei que não gostaria de ler mentes. Aliás, sou tão racional que meu primeiro ímpeto foi o de responder que poderes mágicos nao existem, menino, que é tudo ficção, sabia? (risos). Mas, de verdade, acho que seria uma boa fazer umas viagens no tempo. Para o passado e para o futuro.

Então, se pudesse, faria como Lamia e retrocederia no tempo?
Jamais gostaria de voltar a ter 25 anos. Se tivesse a oportunidade, pararia nos 40. Passei realmente a aproveitar a vida depois dos 35 anos. Antes era boba demais e não era nem madura o suficiente para reconhecer isso. Hoje sei, e gosto de saber, que a gente nao precisa ter tudo ao mesmo tempo agora.

Lamia sente-se poderosa quando bela e jovem. E você?
Eu? Ora, sinto-me poderosa o tempo todo (risos)!

(o crédito da foto acima é de David James/Paramount)

Um comentário:

elielton jorge disse...

ela e muito gata,e continua ainda uma mulher muito bela
amo michelle pfeiffer
diva,diva,diva