terça-feira, julho 26, 2005

Estranhas Prioridades – o Retrocesso da Imprensa

Você quer saber mais sobre a Martha Stewart ou sobre o genocídio de Darfur? Em sua coluna de hoje no The New York Times, Nicholas Kristof dá um puxão de orelhas na cobertura que a imprensa norte-americana não tem feito do desastre no Sudão e da tragédia de Darfur. Mais: diz que se pode criticar a administração republicana por sua passividade quanto à ajuda humanitária aos africanos, mas Washington também tem munição de sobra para esculhambar com a imprensa norte-americana, que se mantém tão omissa quanto o governo Bush ao tratar do tema.

Para se ter uma idéia, apenas 18 minutos sobre Darfur foram mostrados na ABC News (todas reportagens de Peter Jennings) e outros míseros 5 na NBC em 2004. Já a CBS dedicou 3 minutos a Darfur contra 130 ao caso Martha Stewart no mesmo período. Na conta de Kristof, os canais de tevê aberta dos Estados Unidos dedicaram, em média, um minuto para cada 100 mil mortes no país africano.

Ele vai além: a cobertura do genocídio de Darfur foi pior do que a do massacre turco contra os armênios em 1912. Um retrocesso que passa por uma desculpa conhecida da imprensa brasileira: a de que é muito caro manter um correspondente no Sudão. Kristof é irônico: ‘se ao menos o julgamento de Michael Jackson tivesse acontecido em Darfur!”.

Em tempo - a coluna pode ser lida, no original, para leitores cadastrados no NYT, em http://www.nytimes.com/2005/07/26/opinion/

Nenhum comentário: