quinta-feira, julho 14, 2005

Muito Bem Dito

De Sillio Boccanera, hoje, na página de Opinião de O Globo, sobre o que ele muito propriamente qualifica de terrorismo tupiniquim:

(...) em termos de segurança da população, mesmo com terrorismo ocasional, Londres permanece muito menos perigosa do que cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo. Isso não é um elogio à capital britânica e sim uma crítica às grandes cidades brasileiras. Cinqüenta mortos em quatro explosões no centro de Londres, quinta-feira passada, constituem uma selvageria. Mas também é selvagem o fato de que um número equivalente de pessoas é vítima de assassinato a cada fim de semana no Grande Rio. Diferença: a barbárie em Londres é episódica e rara, choca o país, mobiliza as autoridades; a do Rio é rotineira e só provoca indiferença.

O fato de que a maioria dessas mortes no Rio ocorre na periferia pobre da cidade (embora cada vez mais avance pelas áreas “nobres”) não tira dos números o significado de horror que efetivamente têm. Vive-se no Rio o equivalente a uma guerra civil, só que mais discreta, sem tanques ou aviões, não proclamada oficialmente. Mas tão letal quanto as que devastaram outras cidades em luta fratricida. É uma espécie de terrorismo tupiniquim.

o excepcional artigo, enviado por minha amiga Regina Zappa, deve ser lido na íntegra, por leitores cadastrados, em http://oglobo.globo.com/jornal/opiniao/.

Nenhum comentário: