segunda-feira, janeiro 24, 2005

Um Blog Um

***

Como todo mundo viu, a revista Time enxergou em George W.Bush a personalidade de 2004. Na edição da última semana do ano que passou o colunista Andrew Sullivan resolveu tratar dos blogs, outro destaque do ano. Também editor da The New Republic, ele ontem assinou a capa do caderno de livros do The New York Times, em uma resenha sobre duas publicações que tratam de um dos mais vergonhosos episódios deste “ano de Bush” – a tortura a prisioneiros iraquianos. O onipresente escriba (ele também dá as caras no http://www.andrewsullivan.com/) sentenciou, no texto “O Ano dos Rebeldes”, que os blogs viveram sua ascensão e queda no ano que passou.

Como Assim?


Sullivan diz que o auge do poderio dos blogs teria sido a demissão do gente-boa Dan Rather do principal jornalístico da televisão norte-americana, o 60 Minutes, por conta de informações incorretas acerca da maneira como Bush filho teria escapado, com providencial ajuda de Bush pai, da Guerra do Vietnã. Foram os blogs que detectaram a origem fraudulenta do documento apresentado no 60 Minutes, causando uma crise sem precedentes no jornalismo da CBS. Já o resultado das eleições que dividiram o país ao meio, com a vitória conservadora, representa a derrota da “estratégia de guerrilha dos blogs, que seguirão à margem, pois, como guerrilheiros que são, não estão a fim de governar, mas de acertarem o que vêem pela frente”.

No pasarán!


Balela. A blogosfera é uma ferramenta preciosa para os que buscam notícias instantâneas com riqueza de detalhes e uma boa dose de calor humano, cada vez mais ausentes dos flashes insossos disparados a todo momento pelas agências de notícia em tempo real. É assim no Iraque e no Afeganistão, foi assim na Ucrânia, com blogs como o Rascunho da Neeka (http://vkhokhl.blogspot.com/), da jornalista Veronika Khokhlova, a quem tive a felicidade de entrevistar mês passado nos domínios do NoMínimo (http://www.nominimo.com/).

Vai no Fred


Na hora de relatar as histórias do cotidiano, do dia-a-dia de quem enfrenta o desastre, também está sendo difícil superar a cobertura dos blogs da tragédia do Sudeste Asiático, com o Tsunami que dominou o noticiário nas últimas semanas. Foi no blog do Fred Robart, o Desse Jeito Por Favor (www.thiswayplease.com/extra.html), que se viu primeiro as fotos de barcos destroçados na costa do Sri Lanka, para desespero dos pescadores de Jaffna. Robart conta a história de homens que aprenderam a conhecer todos os segredos do mar e que agora têm medo de voltar a exercer seu trabalho regularmente. Vale a leitura.

Mais Um Blog Um


Como vocês viram, começaram hoje os trabalhos do http://www.edudobrooklyn.blogspot.com/, com textos em português criados a partir do terraço aqui de casa, na ponta de Long Island, com vista para Manhattan, com direito ao World Trade Center e ao espaço vazio em que reinavam as Torres Gêmeas. O convite taí. Quem quiser que me acompanhe.

3 comentários:

Unknown disse...

E-d-u-a-r-d-o G-r-a-ç-a!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Agora disponível também na versão blogger!

Edu, amor nosso, estou achando genial essa estratégia de disseminação das suas observações: uma revista aqui, um site acolá, outro ali, um e-mailzão pros amigos. Mas faltava um blog, faltava mesmo.

O blog é informação na exata medida entre a mensagem perguntando se a Tia Maria melhorou e a matéria questionando a política externa da Condoleezza Rice, saca? Afinal, onde mais você poderia assinar "Eduardo Graça, diretamente de um terracinho no Brooklyn, mirando NYC e tomando um chianti clássico? Só no seu próprio blog, dear.

Blogs têm sabor, têm calor, visão única e informação com humanidade. Uma pausa bem-vinda no maremoto de notícias anódinas que a mídia produz em série e empacota a vácuo.

Longa vida ao Edu do brooklyn, que eu quero é mais!!!
Mil besos calientes from Rio,

Unknown disse...

By the way, Eduzinho, mais um blog pra sua lista: Baghdad Burning. É ótimo!
http://riverbendblog.blogspot.com/

Olga de Mello disse...

Quero registrar meu protesto, pois postei comment yesterday e ele foi defenestrado deste blog, porque é sempre assim comigo, eu canso de ser derrubada por esta gente espaçosa que ocupa o espaço inteiro deste comment site.
Quero informar também que esta é a minha participação enquanto protestante no Fórum Social Mundial!
beijos
Olga, La Passionaria