terça-feira, janeiro 22, 2008

Enfim, os indicados

Estou em Los Angeles e hoje de manhã por aqui, como era de se esperar, só se fala de Oscar. A lista de indicados acaba de ser anunciada pela atriz Cathy Bates e ninguém sabe ao certo como vai ser a festa do dia 24 de fevereiro - com a greve dos roteiristas, ameaça-se bisar o fracasso do Globo de Ouro, sem estrelas e tapetes vermelhos. Obviamente, a cidade mais afetada economicamente é Los Angeles e há tensão e confusão na indústria do entretenimento. No fim da cerimônia desta manhã o presidente da Academia de Artes de Hollywood, Sid Ganis, convocou a imprensa a fazer da festa dos 80 anos do Oscar um dia inesquecível. Vamos ver.

Há um consenso entre os jornalistas baseados em Los Angeles, que conhecem bem os eleitores, de que a grande briga de filme do ano parece ser entre Onde Os Fracos Não Têm Vez e Sangue Negro, dois filmaços, com oito indicações cada. Em uma temporada repleta de bons títulos, também receberam merecidas lembranças os ótimos Juno, Desejo e Reparação, e Conduta de Risco. Segue a lista dos ungidos nas principais categorias e, em negrito, os favoritos dos jornalistas da imprensa internacional que fofocam sem parar aqui nos saguões do Four Seasons:

ATOR - George Clooney (Michael Clayton); Johnny Depp (Sweeney Todd), Tommy Lee Jones (No Vale de Elah), Daniel Day-Lewis (There Will Be Blood) e Viggo Mortensen (Senhores do Crime)

DIRETOR - Julian Schnabel (O Escafandro e a Borboleta), Jason Reitman (Juno), Tony Gilroy (Conduta de Risco), Joel e Ethan Coen (Onde os Fracos Não Têm Vez ) e Paul Thomas Anderson (Sangue Negro.)

ATRIZ -
Cate Blanchett (Elizabeth: A Era de Ouro); Julie Christie (Longe Dela); Marion Cotillard (Piaf - Um Hino ao Amor), Laura Linney (The Savages), Ellen Page (Juno).

ATOR COADJUVANTE -
Casey Affleck (O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford), Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez),Phillip Seymour Hoffman (Jogos do Poder),Hal Halbrook (Na Natureza Selvagem), Tom Wilkinson(Conduta de Risco).

ATRIZ COADJUVANTE -
Cate Blanchett (Não Estou Lá), Ruby Dee (O Gângster), Saoirse Ronan (Desejo e Reparação), Amy Ryan (Medo da Verdade), Tilda Swinton (Conduta de Risco).

FILME ESTRANGEIRO -
Beaufort (Israel), The Counterfeiters (Áustria), Katyn (Polônia), Mongol (Cazaquistão), 12 (Rússia)

Um comentário:

Milena Magalhães disse...

Huuum, tantos filmes que ainda não vi! Estou torcendo, na categoria melhor atriz por Marion Cotillard. Impressionante a sua interpretação.

Um abraço.