sexta-feira, agosto 04, 2006

CRIME DE GUERRA - Carta dos Intelectuais (Londres)

O Guardian de ontem publicou a seguinte carta assinada pelos intelectuais Tariq Ali, Noam Chomsky, Eduardo Galeano, Howard Zinn, Ken Loach, John Berger e Arundhati Roy:

O ataque israelense ao Líbano, com apoio norte-americano, deixou o país entorpecido, em chamas e com mais ódio. O massacre de Qana e a perda das vidas é não apenas uma 'reação desproporcional'. É, de acordo com as legislação internacional, um crime de guerra.

A sistemática e deliberada destruição da infraestrutura básica do Líbano pela força aérea israelense também é um crime de guerra, desenhada para reduzir o país à posição de um protetorado israelense e/ou norte-americano. Mas o tiro saiu pela culatra. No Líbano, 87% da população agora apóia a resistência do Hezbolá, inlcuindo 80% dos Cristãos e Drusos e 89% dos Muçulmanos Sunitas. Apenas 8% da população acredita que os EUA dão apoio ao Líbano.

No entanto, estas ações criminosas não serão levadas a nenhuma corte internacional, já que os EUA e seus aliados que cometem tais crimes ou compactuam com a carnificina não deixarão que isso aconteça. Agora está mais do que claro que o ataque ao Líbano para esfacelar o Hezbolá foi preparado com grande antecedência. Os crimes de Israel não receberam condenação alguma dos EUA e de seus leais aliados britânicos, apesar da crescente oposição a Tony Blair em seu próprio país.

A paz que o Líbano desfrutou até pouco tempo chegou ao fim, e um país paralisado está sendo obrigado a olhar para o passado que espreava poder esquecer. O estado de terror forçado em que vive o Líbano hoje está sendo implantado também no gueto de Gaza, enquanto a 'comunidade internacional' observa a tudo em impávido silêncio. Enquanto isso, o restante da Palestina é anexado e desmantelado, com participação direta dos EUA e a aprovação tácita de seus aliados.

Nós oferecemos aqui nossa solidariedade e apoio às vítimas desta brutalidade e a todos aqueles que decidiram resistir. De nossa parte, vamos utilizar todos os meios para denunciar a cumplicidade de nossos governos com estes crimes. Não existirá paz no Oriente Médio enquanto as ocupações da Palestina e do Iraque e o bombardeio do Líbano continuarem.



Tariq Ali, Noam Chomsky, Eduardo Galeano, Howard Zinn, Ken Loach, John Berger & Arundhati Roy.

Nenhum comentário: