terça-feira, abril 25, 2006

Turismo ou Teatro da Dominação?

Parece piada. De péssimo gosto. Mas não é. Através do gente-boa Nei Lopes cheguei hoje a esta bela reportagem no site NoMínimo sobre a teatralização da escravidão nas antigas fazendas de café do Vale do Paraíba. Fazendas de Vassouras e Piraí revivem a vida no século XIX deixando bem claro o papel de cada ator social. É o turismo da dominação, assumido, capenga e típico do fiofó do mundo.

Como sou da região e conheço muitíssimo bem o racismo da aristocracia decadente por lá vigente, não cheguei a ficar de cabelo em pé. Funcionárias negras travestidas de mucama, crianças constrangidas, tronco e chibatadas, me conta uma fonte local, viraram o programa perfeito para a celebração de aniversários dos bem-nascidos do Sul Fluminense. Não dá. Ou, como diz o professor Manolo Florentino, da UFRJ, à repórter Mariana Filgueiras:

"O problema é que a encenação transmite ao turista uma visão parcial do período escravocrata. Não existiu apenas a submissão, isto tudo fez parte de um processo. E os revoltosos? Os zumbis? A venda de uma história nacional passiva é, senão curiosa, preocupante."

Nenhum comentário: