terça-feira, março 28, 2006

O Plano Perfeito


Não podendo prestar minha solidariedade de modo mais direto, assim que soube da queda do ministro e do presidente – Palocci, da Fazenda, Mattoso, da Caixa – rumei para a sala de cinema mais próxima a fim de consumir o mais novo arrasa-quarteirão de Hollywood envolvendo gatunos ainda mais espertos, bandidos ainda mais burrinhos e malandragem para todos os cantos. Acabei assistindo o delicioso O Plano Perfeito, alguém aí já viu?

O mais recente Spike Lee é passado quase que inteiramente dentro de uma agencia bancária em Wall Street. Os atores principais são o bandido que comanda um assalto mirabolante (Clive Owen, talvez no melhor papel de sua carreira) e um detetive brilhante, mas não exatamente convencional (Denzel Washington, na medida). O filme, que ainda nos presenteia com as participações de Jodie Foster e Christopher Plummer, é um coquetel bem-acabado do melhor Spike Lee – humor inteligente recheado de palavrões e tiradas aparentemente deselegantes mas que passam longe, muito longe da vulgaridade reinante.

Para os iniciados, há ainda uma atração especialíssima, a aparição de ninguém menos que Enver Hoxha, nosso guia verdadeiro, o comandante das forças populares albanesas. Para entender a conexão, só mesmo vendo O Plano Perfeito, em cartaz nos melhores cinemas de Lulalândia. Vale a viagem.

E, como quem avisa amigo é, anotem o que os trailers apresentados hoje de noite aqui no UA Court Street revelaram:

Poseidon – A refilmagem do clássico do cinema-catástrofe pelo Wolfgang Peterson parece ficar entre “The Perfect Storm” e “Tróia”, seus dois filmes anteriores. Ou seja, beirando o ruim, caindo para o péssimo. Nem Richard Dreyfuss e um Kurt Russell enrugadinho, enrugadinho (a idade chega para todos, mesmo) evitam o naufrágio.

Missão Impossível III – Mais do mesmo. Ao menos desta vez o diretor, o J.J. Abrams (criador da série ‘Lost’), decidiu usar e abusar do que a seqüência tem de melhor – a musica-tema que vem da telinha. No cinema aqui do Brooklyn o público não se contém quando Tom Cruise murmura a certa altura ‘que há um grave segredo que ele não pode revelar’. A resposta é uníssona: “Ele é gay!”. A Igreja da Cientologia que os perdoem.

•Flight 93: O esperado filme de Paul Greengrass (de ‘Bourne Supremacy’) parece que não vai cair na linha ‘o heroísmo americano do 11 de setembro’. A idéia é contar a história dos que estavam no vôo da United que caiu na Pensilvânia antes de atingir seu alvo, por conta da ação dos passageiros. A se conferir, mas parece que vem coisa boa por aí.

The Break-Up: Aparentemente mais uma roubada daquelas de Jennifer Aniston, que vive o lado mais frágil de um casal em separação, Seu ex-tudo é o chatinho do Vince Vaughn. Ninguém merece.

Foi isso. Depois eu conto mais.

Nenhum comentário: