segunda-feira, fevereiro 16, 2009

ENTREVISTA/Dakota Fanning

Para o UOL, por conta do excepcional filme Coraline, em cartaz nos cinemas brasileiros:

Atriz Dakota Fanning, de "Coraline", diz que Jodie Foster é sua inspiração

EDUARDO GRAÇA
Colaboração para o UOL, de Los Angeles (EUA)

Para o escritor Neil Gaiman, "Coraline" é uma história sobre o real significado de ser corajoso nesta vida. Não apenas enfrentar dragões como nas histórias de fada, mas encarar a rotina com a cabeça em pé e descobrir a magia das pequenas maravilhas de nossas realidades.

Aos 14 anos, Dakota Fanning jura que tem uma vida normalíssima, frequenta a escola como uma aluna qualquer e Hollywood e suas particularidades passam longe dos tópicos mais abordados por suas amigas mais próximas.

Divulgação
A atriz Dakota Fanning (à esq.) ao lado da atriz Teri Hatcher durante lançamento do filme "Coraline", nos EUA

A atriz anos pulou da cadeira em 2004 quando soube que seu livro favorito se transformaria em filme. "Quando me encontrei com Dakota pela primeira vez ela tinha 9 anos. E foi engraçado, pois já era forte e decidida, ela sabia exatamente por que queria o papel de Coraline, mas ao mesmo tempo ainda dava aqueles risinhos tímidos, característicos de uma menina da sua idade. O tempo passou, mas soube, naquele momento, que ela era a Coraline do cinema", diz o diretor do filme, Henry Selik.

"Dakota é sensacional, e, claro, apresenta sua própria versão de Coraline. O livro é um best-seller e sei que existem centenas, milhares de Coraline na cabeça dos leitores e fãs", diz Gaiman.

Nesta entrevista ao UOL, a jovem atriz fala da relação com a crítica (pouco simpática à sua interpretação em "A Vida Secreta das Abelhas", seu principal lançamento em 2008) e de seus novos projetos, como a participação na seqüência de "Crepúsculo", o maior hit adolescente do ano.

UOL: Inicialmente, "Coraline" seria um longa de ação, não uma animação. Como você encarou a mudança do formato?
Dakota: Pensei imediatamente que minha interpretação viria unicamente de minha voz, o que é bem diferente, mas um desafio gostoso. Também é diferente estar lá sozinho, sem interação com os outros personagens. Mal vi a Terri Hatcher. Éramos eu e Selick apenas. Parece mentira, mas a primeira sessão de dublagem aconteceu há três anos e meio!

Divulgação
UOL: Coraline acredita não receber atenção suficiente dos pais. Você já viveu este terrível dilema?
Dakota: Minha mãe nunca trabalhou fora. Sou a filha mais velha e ela estava lá o tempo todo. Sou sortuda. Eu e minha irmã éramos o emprego dela! Nos mudamos para Los Angeles quando tinha seis anos, por conta de Hollywood, e adoro aqui. Tenho saudades do sul, onde cresci, mas boa parte da família está lá e os visito com frequência.

UOL: Existe uma idéia de que atrizes-mirins não vivem uma vida normal...
Dakota: Nenhuma das complicações clássicas aconteceram comigo. Gente, eu vou à escola! Amanhã cedo acordo e vou para o colégio. Quando não estou trabalhando, estou fazendo coisas normais (risos), como estudando. Meus amigos apenas vêem a Dakota, a colega deles, e é ótimo, não tem nada de especial. Nenhum de meus amigos íntimos está em Hollywood, todos têm outros interesses. Sou quem eu sou e pronto.

UOL: Você pensa em uma carreira diferente?
Dakota: Não, faço o que sempre quis e o que mais gosto na vida. Quero ir à universidade. Ainda tenho alguns anos para decidir que carreira, mas não sei bem qual ainda. E sei que quero muito me preparar para me tornar uma diretora.

UOL: E você já usou sua habilidade como atriz na vida real para conseguir algo que queria?
Dakota: (rindo muito) Não, nunca! Juro! Meus amigos às vezes mexem comigo e dizem, "vai, chora agora e você consegue o que quer" (risos). E eu disse: não, isso é uma tolice! (risos).

UOL: Você vota no Oscar?
Dakota: Sim. Ainda não votei, mas provavelmente votarei em Sean Penn para melhor ator [a atriz trabalhou com Penn em "Uma Lição de Amor", um de seus trabalhos mais emblemáticos].

UOL: Você tem algum ícone entre as grandes estrelas de Hollywood?
Dakota: Meu modelo de carreira é Jodie Foster. Eu a amo profundamente. É minha maior inspiração quando penso em meu trabalho. Queria ser como ela.

UOL: A Vida Secreta das Abelhas recebeu críticas duras aqui nos EUA. Você sendo uma atriz tão jovem já pensa nos comentários sobre o seu trabalho como importantes para o seu amadurecimento na profissão?
Dakota: Não leio críticas. Tenho orgulho do que fiz. E conheço mais pessoas que amam "A Vida Secreta das Abelhas" do que as que desgostam. Mas não é algo importante para mim, não. Estou feliz com a liberdade de opinião.

UOL: É verdade que você vai ser uma das protagonistas da continuação do filme "Crepúsculo"?
Dakota: Está quase certo. Ainda é muito cedo para dizer que é 100% de certeza, mas as coisas estão bem encaminhadas. Sou uma grande fã da série, vai ser muito legal, muito legal mesmo.

UOL: Existe alguma coisa que você gostaria de mudar em você?
Dakota: Sou uma atleta medíocre. Adoraria poder ser mais talentosa quando se trata de esportes. Sou uma negação total! (risos). Meu pai ficaria tão feliz! Minha irmã é a esportista-padrão, gosta mesmo. Ah, quem me dera ganhar um dia um jogo de basquete! (risos).

UOL: Você está lançando nos EUA um outro filme no mesmo dia em que "Coraline" chega aos cinemas americanos.
Dakota: Sim, "Heróis", um filme de ficção científica em que todos temos poderes especiais. O filme é passado em Hong Kong e foi divertidíssimo filmar lá, uma cidade incrível.

Nenhum comentário: