quinta-feira, dezembro 14, 2006

Personalidade e Tipos Sangüíneos

Hoje o caderno de esportes do NYT traz uma reportagem deliciosa sobre a conexão entre personalidade e tipos sangüíneos, algo aparentemente muito comum no Japão e que eu, em minha extrema ignorância, desconhecia completamente.

Vejam só o que nos ensina a sapiência nipônica:

TIPO O - O GUERREIRO (despachado/confiante/ambicioso/intenso/perseverante)

TIPO A - O FAZENDEIRO (de fala mansa/precavido/reservado/conformado/confiável)

TIPO B - O CAÇADOR (individualista/criativo/flexível/impulsivo/espírito livre)

TIPO AB - O HUMANISTA (gente-boa/racional/sério/solitário/extremamente organizado)

Detalhe: De acordo com a Cruz Vermelha, 45% dos norte-americanos são Guerreiros e 40% Fazendeiros, com apenas 11% Caçadores e 4% Humanistas. No Japão, 38% são Fazendeiros, 30% Guerreiros, 22% Caçadores e 10% Humanistas.

Curiosidade Inteligente: Apenas 16% da humanidade são Caçadores, em sua maioria na Ásia Central e na Europa Oriental, mas com alguns bolsões na África. 20% são Fazendeiros, e a maior incidência do tipo A ocorre nos EUA, no norte da Europa e na Austrália, e especialmente escarso nas Américas do Sul e Central. Já o Guerreiro é o mais popular dos tipos sangüíneos, com presença em 63% da humanidade, especialmente na América do Sul e na Europa Ocidental. Humanistas respondem apenas por 1% da humanidade, o que explica, a se acreditar nos sábios japoneses, muita coisa neste mundinho nosso.

Curiosidade Boboca: entre os famosos guerreiros estão Ronald Reagan e a Rainha Elizabeth II, entre os Fazendeiros a mala da Britney Spears, Jack Nicholson e Mia Farrow são Caçadores e John Kennedy e sua querida Marylin Monroe Humanistas.

A reportagem completa está aqui.

4 comentários:

almanaque do roberto disse...

http://www.robertocarlosmoreira.com.br/
-----\\\\|//-------
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo—
Father ours, that stays in the sky, santificado either your name, comes we it your kingdom, either made your will thus in the land as in the sky. The bread ours of each day in you give them today. E you pardon us our offences, thus with us we pardon to who in has offended them. E in you do not leave them to fall in temptation, but you exempt us of the evil. Amen!

Annie do Japão no Brasil disse...

Hello! Te encontrei aqui no nosso mundo de blogs...
Moro no Japão, mais sou brasileira. Gosto de poder trocar experiências com pessoas que moram fora de seu país de origem, sempre podemos dar aquela força para quem está longe... e diminuir um pouco a solidão, para quem a sente, pois existem pessoas que estão com suas famílias... não é o meu caso.
Bom adorei passar aqui e deixo beijinhos e feliz 2007!!!

Annie do Japão no Brasil disse...

Oie que bom que tive uma resposta! Arigato!
Entao curte o Japao?
Moraste aqui?
Bom as x gosto as x nao... meio complicadinho para mim... apesar de estudar nihongo e ate me "virar" bem diferente tudo aqui...
mais vou me acostumando!
Sobre tipos sanguineos tem ate dieta!
E vc pq esta ai?
Eu pq meu mor acabou a universidade no Brasil e nada de emprego... ai ca estamos.
No Brasil sou cabeleireira... 11 anos na area, e aqui operaria.
Bom beijinhos para ti

ipaco disse...

Edu, querido, feliz 2007! E não deixe de atualizar seu link para o novo Pindorama (o velho deu pau):

http://ipaco5.blogspot.com

além, é claro das mariposas:

http://pthiago.blogspot.com