quarta-feira, junho 22, 2005

Diretinho da Redação (20)


O texto abaixo pode ser lido também no site Direto da Redação.

Uma Volta Inglória?

Parecia estádio de futebol em dia de clássico. O deputado José Dirceu voltou ao Congresso. Foi recebido por deputados e militantes com bandeiras e faixas. Disse que sua vida é pública. Que bom. Se é assim mesmo, não seria uma boa idéia que ele decidisse começar do começo? Já explico. Antes da ‘profunda reforma política e do sistema eleitoral’ que o deputado pretende comandar lá da Câmara dos Deputados, com o auxilio de PSDB, PFL e PMDB, não seria importante tratar do episódio que, de certa maneira, inicia toda a maré bravia que vem assombrando o governo Lula?

Não se trata das novas descobertas da CPI dos Correios, com o funcionário Maurício Marinho pedindo em pleno Congresso Nacional proteção ‘pois suas revelações poderiam chegar a muitos deputados e senadores’. Nem da CPI do Bingo, a do Waldomiro Diniz, que depois da decisão de hoje do STF deve finalmente sair do papel. Não. Estou falando do assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002. Foi naquela ocasião, que, pela primeira vez, se investigou a possibilidade da existência de ‘caixa dois’ destinada às campanhas do PT. De esquemas montados em prefeituras petistas para beneficiar candidatos ligados ao partido. Infelizmente jamais saberemos por Celso Daniel, então um dos principais caciques do PT paulista, se algo de errado acontecia na prefeitura de sua cidade.

Mas, se Dirceu - aplaudidíssimo dizendo que o governo ‘não rouba nem permite roubalheira’ – quiser realmente passar o PT a limpo – ele deveria, repito, começar pelo começo. Ontem, ele repetiu o ‘doa a quem doer’ de Collor. Também teve de ouvir com calma os patéticos gritos do tenebroso deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ): ‘terrorista! Terrorista’!. Reagiu com calma e fez questão de marcar sua nova posição dentro do tabuleiro do governo Lula: saudado pela militância, se disse ‘à esquerda de Lula’ e que ela, a esquerda, ‘agora tinha voz no Plenário da Câmara’. Folgo em saber.

Deslocada do governo para o Congresso Nacional, esta 'vanguarda de esquerda' pode derreter com facilidade a bola de neve que vem esmagando o PT, os setores progressistas e o país. Basta responder com exatidão, uma a uma, questões como as de Santo André. Na semana passada, o Tribunal de Justiça (TJ) negou a Dirceu liminar que o liberaria de uma acareação com o médico João Francisco Daniel, irmão do prefeito assassinado, que o acusa há tempos de ser o destinatário do dinheiro arrecadado em esquema de corrupção na prefeitura de Santo André. Os dois estarão frente à frente no dia 8 de agosto. Quem sabe o TJ não tenha, involuntariamente, dado o primeiro passo para que se comece a desfazer a estratégia de gambá do deputado Roberto Jefferson. Esta mesmo que vem espalhando mau-cheiro República afora. Só nos resta torcer.

Nenhum comentário: