segunda-feira, junho 02, 2008

Como Se Perde Uma Eleição

A Vanity Fair de julho - que chega nesta sexta-feira na casa dos assinantes e em mais alguns dias nas bancas de todo o país - traz uma bombástica reportagem assinada por Todd Purdum, que durante anos comandou o escritório do NYT em Los Angeles e, não por acaso, é casado com Dee Dee Myers, ex-assessora de imprensa de Bill Clinton. A reportagem - com aspas de um punhado de assessores dos dois Clinton - conta como o 'cavernoso narcisismo' do ex-presidente ajudou a candidatura Obama decolar.

De acordo com a revista, o senador Ted Kennedy, por exemplo, não agüentava mais as pressões nada discretas de Hllary e Bill para que ele anunciasse seu apoio às aspirações presidenciais da senadora de Nova Iorque. Quando Bill percebeu a hesitação do 'leão de Massachusetts', inciou, de forma insistente, debates sobre o 'quão ruim' Obama era como candidato. A tática teria feito com que Ted Kennedy anunciasse ainda mais rapidamente seu apoio público a Obama.

Alguns assessores de Bill Clinton contam na reportagem que dois amigos, o bilionário playboy Ron Burkle e o produtor de Hollywood Steve Bing, são as piores companhias do ex-presidente, levando-o para festas mais do que suspeitas. Há um ano e meio alguns assessores tentaram comandar uma 'intervenção' para evitar que o presidente 'continuasse vendo um monte de garotas durante suas viagens'. Pois é - o velho filme parece se repetir.

A assessoria de Bill Clinton anunciou que negava as especulações e denunciou a reportagem de Todd Purdum como uma 'peça de ataque'. Enquanto isso, espera-se para amanhã ou, no mais tardar, quarta-feira, o anúncio de desistência da candidatura Hillary Clinton. Fontes próximas à ex-primeira-dama dizem que ela deve encerrar a campanha com um discurso aqui em Nova Iorque, onde celebrará os mais de 17 milhões de votos que recebeu nas primárias. Nada se diz sobre um apoio oficial a Obama. Será que os democratas vão se recuperar de tantas chagas a tempo de enfrentar a candidatura cada vez mais fortalecida do vovô do Arizona? 

Nenhum comentário: