quarta-feira, julho 05, 2006

Diretinho da Redação (47)


A coluna da semana já está no DR e aqui embaixo também, em ritmo de 4 de Julho:

RECOLHAM AS BANDEIRAS!

Nova Iorque
- Recolham todas as bandeiras. A mensagem foi enviada ontem por Howard Zinn, 83, um dos grandes ícones da esquerda norte-americana, a todos os cidadãos americanos. Uma das estrelas da Universidade de Boston, o historiador escreveu em 1967 a bíblia do movimento pacifista ‘Vietnã: a Lógica da Retirada’. No início deste ano ele veio a Nova Iorque para o lançamento de “Iraque: a Lógica da Retirada” e tive a chance de conversar um pouco com o autor de “Você Não Pode Ser Neutro Num Trem Em Movimento”, seu único livro publicado no Brasil, pela brava editora curitibana L-Dopa.

Na ocasião, Zinn disse-me que, exatamente como no Vietnã, só há uma maneira de fazer com que os americanos abandonem o Iraque: através da oposição de oficiais graduados, de cabeças coroadas das forças armadas que estiveram no Iraque e viram o atoleiro em que os ianques se meteram. Zinn lembrou que ‘os EUA estão em estado de guerra desde Pearl Harbor’ e afirmou que vem observando com atenção tanto o desconforto de generais de quatro estrelas com a liderança do secretário de Defesa, Donald Rumsfield, quanto os supostos preparativos no Pentágono para um iminente bombardeio ao Irã.

Ontem, enquanto fogos de artifício eram lançados nas grandes cidades da América, marcando a celebração da independência dos EUA, Zinn ocupava sua tribuna na revista “Progressive” para dizer que só há uma saída para o cidadão norte-americano: renunciar a um nacionalismo caduco e fora de lugar. Escreve o professor: “Nacionalismo ainda tem lugar em países de menor extensão territorial e sem desejo de expansão territorial, como a Suíça, a Noruega ou a Costa Rica. Mas em uma nação como a nossa, imensa e repleta de armas de destruição em massa, o que é orgulho inofensivo se transforma rapidamente em um nacionalismo arrogante, perigosíssimo para nós e para o restante do planeta. Americanos, recolham as bandeiras!”.

O artigo de Zinn bate de frente com a celebratória reportagem de capa do diário mais lido do pais, o USA Today. O jornal decidiu entrevistar americanos ilustres e nem tanto para descobrir ‘o que significa ser norte-americano 230 anos depois da independência’. Os resultados são interessantes: 70% dos entrevistados acreditam que os valores centrais da ‘América’ são a liberdade religiosa e a de expressão. E que, apesar de o materialismo ter aumentado muito nos últimos cinco anos, não há muita diferença entre os EUA de 1776 e os de agora.

Zinn, por sua vez, acredita que o melhor exercício que os americanos poderiam fazer neste 4 de julho de 2006 é esquecer o USA Today e repensar o ‘excepcionalismo ianque’. A idéia de que, aqui, há um senso de moral único, que precisa ser exportado para todos os cantos do globo. Que de fato se tentou levar democracia, liberdade e civilização aos mexicanos (em 1848) cubanos, filipinos (em 1898), vietnamitas (nos anos 60-70), iraquianos. O professor lembra que ‘um dos piores efeitos de nosso nacionalismo fora de lugar é uma total ausência de senso de proporção. A morte de 2.300 pessoas em Pearl Harbor justificaria o assassinato de 240 mil japoneses em Hiroshima e Nagasaki. A morte de 3 mil no ataque ao World Trade Center justificaria a eliminação de dezenas de milhares de iraquianos e afegãos’.

Mais grave é quando este nacionalismo se fortalece pelo estabelecimento de uma relação especial dos americanos com Deus. “Neste 4 de Julho olhamos para Washington e nos deparamos com um presidente que invade dois países em quatro anos e, em sua campanha de reeleição, nos diz que Deus fala através dele. Já é tempo de nós deixarmos de acreditar que Deus abençoou a América de um modo singular. E de honrar menos nossa noção enviesada de nação e mais a raça humana. Americanos, recolham as bandeiras!”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!