terça-feira, agosto 16, 2005

CONGRESSO TRAPALHÃO. ONDE? NOS EUA!

Na terça-feira passada o jornalista Henry Fountain, do The New York Times, estava tocando uma reportagem sobre a nova legislação relativa à Energia aqui nos Estados Unidos, enviada ao Congresso pelo presidente Bush, quando se deparou com um fato curioso. Incluída no último minuto pelo deputado republicano Ralph M.Hall havia uma emenda que previa a liberação de US$ 250 mil para os estudos de algo chamado ‘cold cracking’ do petróleo.

A fim de saber que diabos era o tal do ‘cold cracking’, Fountain ligou para o legislador. Este confessou não saber exatamente do que se tratava. Mas avisou que havia incluído o tal adendo de última hora a pedido de outro deputado republicano, Mike Rodgers, do Alabama. Lá foi Fountain perguntar ao ilustre representante sulista, que também não conseguiu explicar a necessidade de estudo do tal ‘cold cracking’ do petróleo. Mas ele indicou ao repórter a fonte perfeita: Bud Brainerd, presidente da Renaissance Petroleum Technologies, que, exatamente por se tratar da única empresa no mundo que estuda o ‘cold cracking’ invariavelmente vai receber a bolada do contribuinte norte-americano.

Fountain descobriu que a sede da Renaissece fica em Auburn, no mesmíssimo Alabama do deputado Rodgers. Em uma entrevista por telefone, Brainerd explicou que o ‘cold cracking’ é uma forma alternativa de refinar petróleo, esmigalhando longas cadeias de hidro-carbonetos por um processo similar ao da esterelização de equipamento médico (ou seja, exposição aos raios gama) mas que, ele frisa, não tem nada a ver com radiação. O ‘cold cracking’ reduziria os riscos de um processo que hoje é feito em alta temperatura. No entanto, até agora, ele só foi realizado em laboratório e os US$ 250 mil serão utilizados, diz Brainerd, justamente para provar que esta nova tecnologia pode ser um belo investimento para os Estados Unidos. Ao menos agora os dois deputados devem estar sabendo para que, afinal, incluíram a tal emenda na nova legislação de energia.

Nenhum comentário: