quinta-feira, julho 10, 2008

Fleet Foxes

É cada vez mais mais raro, mas ainda possível, mesmo neste mundo digital cada vez mais segmentado, uma banda não muito conhecida lançar um disco sensacional que todo mundo escuta ao mesmo tempo, maravilhado com a novidade. Foi assim com os Fleet Foxes e o disco que leva o nome do grupo no título e vai correndo para o Na Vitrola aqui do lado.

Fleet Foxes foi gravado na casa do vocalista Robin Pecknold, 22, em Seattle, mas a referência geográfica não deve enganar ninguém. O dono da voz angelical que gruda nossos ouvidos ao fone tinha apenas oito anos quando o grunge explodiu na minha segunda cidade favorita da costa oeste americana. Em sua página no myspace a banda se define assim: ''fazemos um pop-barroco, nossa música vem da Motown, de filmes de fantasia, de hinos, em alguns momentos nos aproximamos do shaggy rock, mas quase sempre somos mais temperados e contidos".

As harmonias elaboradas e as melodias que lembram Beach Boys, Crosby, Stills & Nash e Fairport Convention fizeram com que revistas e jornais daqui os elegessem a 'nova melhor banda dos EUA'.
Neste caso, juro de pés juntos, nenhum exagero no elogio a Pecknold e seu parceiro de composições, Skye Skjelset, como ele descendente de noruegueses que emigraram para Seatle. Os outros integrantes da banda, todos meninos, são Casey Wescott, Joshua Tillman e Christian Wargo. Na vitrola deles não saem de moda Karen Dalton (a sensacional folkster do Village que volta e meia aparece aqui neste blog, tinha a voz de Billie Holiday, mas ela vale um outro post), Bob Dylan, Joni Mitchell, Simon&Garfunkel e os Zombies. C

omo é possíver ver aqui embaixo no vídeo da linda
White Winter Hymnal (que chegou ontem à rede) os Fleet Foxes não têm medo do namoro descarado com a beleza (sem preciosismo) das vocalizações e têm-se mesmo a sensação de que se está ouvindo, aqui e aolá, um coral religioso. Parece ser (tomara!) uma tendência este ano aqui nos EUA. Dois de meus outros discos favoritos do ano (For Emma, de Bon Iver, e Evil Urges, de My Morning Jacket) seguem pela mesma trilha.

p.s: a atenção dada aos meninos de Seattle é tamanha que esta semana um show extra teve de ser agendado, à meia-noite de hoje, aqui no Union Hall, para que os nova-iorquinos consigam vê-los. Estarei lá. Depois eu conto.

quarta-feira, julho 09, 2008

De Jardins e Olgas


Olga de Mello, do Arenas Cariocas, me inspirou. Minha mãe, Olga Graça, passou por aqui mês passado e deixou-nos de presente um jardim. Não somos, Will and I, bons de jardim. Nosso apartamento no Rio teve plantas de todos os tamanhos e tipos. Algumas delas presentes - caros - da amiga e especialista em paisagismo Liat Margolis. Não adiantou. Havíamos decidido que tínhamos mesmo mão ruim. Que nada. Bastou dona Olga Graça dar seu toque de mestre, a Olga de Mello nos inspirar e... olhem aí em cima...

bonitinho o jardim na varanda aqui de casa, não?

domingo, julho 06, 2008

Com Vontade de Ver: GREEN ZONE

A ótima revista britânica Empire vazou hoje as primeiras fotos de Green Zone, o filme que Peter Grengrass dirige no Iraque, com Matt Damon estrelando a história da reconstrução falida do Iraque pelos neo-cons de Washington. O filme, de acordo com Damon, sai por algo como US$ 80 e US$ 90 milhões. No ano passado, Greengrass me contou, em entrevista exclusiva para a Folha de S.Paulo, que a única saída para falar da tragédia do Iraque seria 'transbordar de compaixão' na tela.

No filme, mais uma parceria da dupla de O Ultimato Bourne, Damon é Roy Miller, encarregado de encontrar as tais 'armas de destruição de massa' que jamais seriam descobertas em território iraquiano. O filme é inspirado no livro The Imperial Life in The Emerald City, do repórter Raji Chandrasekaran, do The Washington Post, e chega aos cinemas daqui no ano que vem.

As imagens da Empire, que já dão coceira nas mãos, estão aqui.